CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

ESCOLHENDO A PANELA NA COZINHA

Recebo diariamente pergunta dos meus pacientes sobre qual a melhor panela para cozinhar, pensando nisso resolvi dividir com vocês um pouco sobre o assunto ! 

Alumínio - modelo barato mas pode soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos. 

Inox- não oxida mas pode formar níquel, que é tóxico, e se desprende da panela ao longo do uso. Não há consenso sobre o nível de toxicidade mas não é indicado a pessoas alérgicas. 

Cobre - Ao entrar em contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate, limão e vinagre, pode se desprender da panela, a intoxicação pode causar náusea, dores abdominais, problemas gastrointestinais e, em longo prazo, danos aos rins e ao fígado. 

Ferro - pesquisas mostraram que a transferência do mineral presente na superfície das panelas de ferro servem de aliadas no combate à anemia. 
Mas cuidado com a manutenção, pode enferrujar facilmente e, se esfregada, a ferrugem pode se soltar. 

Antiaderente - tem 2 ácidos presentes que liberam gases tóxicos que causam sintomas como gripe e estão ligados ao desenvolvimento de cânceres, problemas na tireoide e coração.

Cerâmica - mais caras, mais simples de limpar , mas pesquisas recentes já mostram utilização de materiais atóxicos na fabricação, demora mais tempo que o normal para esquentar, o que faz com que o consumo de energia aumente.

Barro - ideal para para fazer alimentos líquidos ou com caldo, demora para esquentar, mas mantém o calor por um longo período de tempo. 
Alimentos com baixo teor de água podem ficar ressecados se preparados nela.

Vidro- Um dos mais seguros para a saúde, porém cara , não possui nenhum tipo de contraindicação, fácil de limpar e não passa nenhum tipo de substância para os alimentos durante o preparo. 

Titânio - é mais recente e resistente , não há contaminação dos alimentos preparados nelas. 

Não há um tipo de panela perfeita, mas os modelos de vidro e de titânio são os que trazem menos risco à saúde humana.

Algumas dicas: 

* não adquira os modelos que contenham PFOA e PTFE (antiaderentes). 
* As de alumínio também não são muito recomendáveis, devido à possibilidade de desprendimento do material nos alimentos.