CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

FATORES ANTI NUTRICIONAIS

      Fatores anti nutricionais dos alimentos:

 

      Os alimentos têm muitos nutrientes para desenvolvimento e manutenção do organismo, mas os mesmos podem apresentar fatores antinutricionais que provocam efeitos fisiológicos variados e até diminuem o aproveitamento de outros nutrientes (biodisponibilidade).

      Há variedade de alimentos, principalmente de origem vegetal, que quando consumidos reduzem o valor nutritivo desses alimentos (inibidores de proteínas, oxalatos, fitatos, taninos, nitratos e nitritos), interferindo na digestibilidade, absorção ou utilização de nutrientes e quando ingeridos de forma desequilibrada acarretam efeitos prejudiciais à saúde, diminuindo a disponibilidade biológica dos aminoácidos essenciais e minerais, causando irritações e lesões na mucosa gastrointestinal, interferindo na seletividade e eficiência dos processos biológicos.

      Mas existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar os fatores antinutricionais:

 

• Não misturar carne e ovos (fonte de ferro) ou ostras, iogurte e cereais (fonte de Zinco) com leite e derivados (fonte de cálcio). O cálcio compete com o ferro e com o zinco na formação de complexos insolúveis, diminuindo a absorção desses.

 

• Não misturar café com leite e derivados. A cafeína diminui absorção de cálcio, ferro e vitamina C contidos no leite.

 

• Evite consumir em excesso o espinafre, principalmente nas refeições que tenham alimentos com fonte de cálcio. O alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização do cálcio.

 

• Deixar o alimento de molho por pelo menos 8 horas ou cozinhar o alimento, isso serve para retirar substâncias antinutricionais, por exemplo o fitato e o oxalato que impedem a absorção de vitaminas e minerais. (aveia, feijões ...)

Referência:

CHEMIN, S.M. & MURA, J.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007.