CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

Diretrizes de Treinamento Resistido para Pessoas Idosas

 

      O treinamento resistido está bem estabelecido como uma modalidade de treinamento essencial para o desenvolvimento e a manutenção musculoesquelética apropriada e aumenta a capacidade física funcional e a qualidade de vida, especialmente nos indivíduos idosos, mais frágeis e menos condicionados. As diretrizes do American College of Sports Medicine para adultos jovens e de meia idade são também apropriadas para indivíduos de idade mais avançada, com ligeiras diferenças, porém distintas na aplicação de prescrição do exercício. Devido ao curso natural da degradação fisiológico (por exemplo perda de densidade mineral óssea), indivíduos podem ser mais frágeis e assim mais suscetíveis à fadiga, lesões ortopédicas e complicações cardiovasculares e pulmonares, e estes fatores precisam ser levados em considerações quando de prescrição dos programas de atividade física. Além do mais, indivíduos idosos são geralmente mais sedentários, e a diminuição da intensidade da atividade e a progressão da intensidade em um ritmo mais lento do que em programas prescritos para adultos jovens pode ser mais benéfico ao longo do tempo. O tipo de equipamento também é uma consideração importante quando da elaboração de programas de exercícios resistidos para idosos. A partir de um ponto de partida seguro, máquinas de resistência variável com peso (carga) ajustável são geralmente recomendadas por várias razões.

  1. O peso inicial pode ser aplicado a um nível mais baixo e aumentado em pequenos incrementos (1Kg ou menos).

  2. O equipamento é geralmente projetado para estabilizar os quadris e proteger a região lombar, reduzindo assim o risco de lesão.

  3. Muitas maquinas são projetadas para evitar uma contração isométrica das mãos ao segurar-se fato que reduz o risco de hipertensão induzida pelo exercício.

  4. As maquinas são geralmente projetadas para permitir que a resistência seja aplicada uniformemente durante toda amplitude de movimento.

  5. Muitos tipos de equipamentos podem ser para permitir ao indivíduo exercitar-se durante toda amplitude de movimento.

  6. Muitas maquinas de resistência não requerem que o participante controle a sua postura, como acontece com halteres ou barras livres, podendo assim reduzir a probabilidade de lesão.

 

      Além do mais, para ser seguro, as maquinas de resistência variável geralmente requerem menos tempo para ser utilizadas quando comparadas aos exercícios de pesos livres. Permitir aos participantes completar suas sessões de exercício em um tempo menor frequentemente se traduz em maior adesão ao programa. Dado o risco inerente de lesões ortopédicas na população mais idosa, as sessões de exercício deveriam iniciar a um nível de intensidade mais leve (10-15 repetições) e progredir mais lentamente (a cada duas ou quatro semanas) do programa projetados para indivíduos jovens (a cada uma – duas semanas), permitindo tempo para sua adaptação. Já que o segmento de crescimento mais rápido da população dos Estados Unidos é de indivíduos idosos, pesquisas adicionais são necessárias para determinar os benefícios para saúde e condicionamento a partir do treinamento resistido, bem como para definir diretrizes para idosos.  

 

 

Fonte: GRAVES JE, FRANKLIN BA. Treinamento Resistido na Saúde e Reabilitação. Revinter; 2006, 25-26.