CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

E DURADOURA

Você sabe realmente  como ter uma alimentação saudável duradoura? 

 

O que mais me deixa feliz é reencontrar pacientes que não vejo há muito tempo  e estão se mantendo super saudáveis. Vejo profissionais com medo de ensinar aos pacientes os motivos do porque se alimentar de tal forma, o que acaba criando uma dependência. 

 

Aprendi com meu primeiro supervisor na faculdade de psicologia que não é saudável estimular o paciente a ser dependente da terapia, muito pelo contrário, o objetivo é mostrar que ele pode caminhar sozinho,  não pude deixar de levar isso para a nutrição, e como é gratificante. 

 

Agora se tem algo que me  deixa  triste é ver pessoas abandonando o sonho de ser saudável e terem mais qualidade de vida. Sabe porque isso acontece?  Porque uma busca  feita com atalhos ou fórmulas mágicas não pode ser duradoura.

 

Ter uma alimentação saudável vai  além de seguir regras alimentares sobre o que comer ou deixar de comer, é preciso mudança de mentalidade para viver um novo estilo de vida, porque comer de forma saudável deve ser regular e não somente por algumas semanas ou meses.  

 

 O primeiro passo para ter/manter uma alimentação saudável é ter  convicção e planejamento.

 

Estou cansada de ouvir: “Ah, mas eu não tenho tempo."

 

Tudo é  questão de prioridade. É possível fazer mudanças e criar novas rotinas, mesmo que aos  poucos. É possível se organizar para cuidar de si mesmo. Se você não tem tempo para se alimentar bem, nem para se exercitar, com certeza terá que arrumar tempo para ficar de cama.

 

 

DEFINA SEU  OBJETIVO

 

Uma coisa é ter um sonho, um desejo de conseguir algo, outra coisa é  fazer algo para consegui-lo. A distância entre um desejo e uma intenção realizada é o espaço de tempo entre conseguir e não fazer nada. Se você tem a intenção de mudar a sua alimentação é importante que você defina concretamente o que você quer para poder agir na direção correta.

 

DICAS: 

✔️ Anote seus objetivos e metas em um caderno. Escrever   seus objetivos aumenta 50% a chance de você realizá-los. 

✔️Foque no que você quer conseguir, e não no que você quer evitar!  Dedique tempo variando receitas com o que você pode comer por exemplo e não se martirize com aquilo que ainda não é adequado.

✔️Defina um objetivo realista. Se você quer emagrecer, algo realista seria reduzir cerca de dois a quatro quilos por mês, mas isso dependerá do seu peso atual e de outros fatores.

✔️Mude por você mesmo e não pelos  outros. Pesquisadores afirmam que quando a motivação não vem de dentro de você, dificilmente você conseguirá manter o comportamento por muito tempo. 

✔️ tenha objetivos  específicos e separe em metas menores. Comemore cada conquista

 ✔️Encontre sua verdadeira motivação! Se você valoriza sua saúde e a das pessoas que ama,  existe um sentimento de ser saudável como parte da sua essência e como fator de proteção de seus familiares. Isso  é uma grande motivação para sua mudança de comportamento.

 ✔️saiba  os benefícios de ter uma alimentação saudável e identifique  bons e maus hábitos na sua alimentação. Seus hábitos estão intimamente relacionados com seus pontos fortes e fracos. Ao refletir sobre seus pontos fracos, você conseguirá prever situações que podem ocorrer e criar estratégias para enfrentá-las. 

 

O planejamento da alimentação é essencial, pois com ele você consegue se preparar antecipadamente para as diferentes situações que você vai encontrar no dia a dia. Se você não se preparar e deixar para pensar no que vai comer na hora que chegar cansado em casa ou estiver com fome, a chance de você optar por algo não saudável é maior.

 

Pensar no que comer na hora da fome também pode gerar um estresse mental evitável. Defina  o que você vai comer em cada horário e deixe tudo preparado. Você precisa ter planejado o que irá comer em cada período porque isso facilitará e muito o seu dia a dia.Você nunca vai mudar sua vida antes de mudar alguma coisa que você faz diariamente. O segredo do sucesso é encontrar sua rotina diária.

 

✔️ planejamento semanal: você pode reservar um dia do fim de semana para preparar a comida da próxima semana e congelar em potes, para ir comendo. Isso vai te ajudar muito o dia a dia.

✔️ planejamento diário: não se esqueça de verificar se você tem os alimentos definidos para cada refeição.

Planejar antecipadamente previne um grande estresse cerebral, poupa energia e aumenta as chances de sucesso na realização de uma alimentação saudável.

 

Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas”. – Augusto Cury

 

Tornar a alimentação mais saudável é peça fundamental saúde. O processo de mudança alimentar demanda ter mais consciência sobre si mesmo e o que realmente você quer. Além disso, planejar bem suas ações é peça fundamental para ter sucesso.

 

Quando você encara o processo como algo que levará você a sua melhor versão, tudo ficará mais prazeroso e não será algo sofrido ou imposto. A ansiedade e a vontade de querer ver os resultados podem fazer com que você queira mudar várias coisas ao mesmo tempo, e como consequência pode não haver uma consolidação dos novos hábitos. Isso tem grandes chances de acontecer se você não tomar consciência das suas motivações, benefícios e, pontos fortes e fracos, não definir bem suas metas e ações.

 

Vá com calma, não tenha pressa! Lembre-se, o importante não é a velocidade e sim a maneira como você faz as mudanças e encara as situações.Com pequenos passos você vai identificando suas vitórias, mas também suas dificuldades. E não se esqueça que cair ou fracassar faz parte do processo.

 

Quando você entender que a comida tem que estar a serviço da sua saúde e bem-estar, e a sua alimentação estiver de acordo com seus valores e objetivos, você terá uma boa relação com o seu corpo e peso, com a comida, com sua saúde e viverá plenamente com seu estilo de vida saudável!