CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

ENDOMETRIOSE E ALIMENTAÇÃO

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina e afeta hoje mais de 6 milhões de brasileiras.

 

Os sintomas mais comuns variam desde cólicas menstruais, dor durante as relações sexuais, dor na região pélvica, fadiga e exaustão, sangramento menstrual irregular, alterações intestinais ou urinárias   e infertilidade.

 

ALIMENTAÇÃO E ENDOMETRIOSE

 

Uma  boa alimentação pode amenizar os sintomas característicos da doença, então vamos as dicas: 

 

  • EVITE: álcool, cafeína, chocolate, margarina, bebidas ricas em açúcar, carboidratos refinados, alimentos com glúten e que contenham estrogênio - ervilha, feijão, centeio, grão de bico, arroz branco, cevada, sementes de girassol e de linho, e os alimentos embutidos -. 

 

Eles  estão associados ao aumento do risco ou piora do quadro de endometriose,  enfraquecem mais ainda os músculos, aumentando a fadiga, e evitá-los ajuda na redução dos sintomas.

 

  • INVISTA: Vegetais de folhas verdes, como o espinafre, alface, acelga etc, Crucíferas: repolho, brócolis e nabo, Sementes de linhaça moídas  prensado  a frio, Legumes, Frutos secos e sementes, Chá verde, cereais integrais, leguminosas, ácidos graxos como ômega 3, alimentos ricos em antioxidantes como as vitaminas A, C, e do complexo B, presentes em frutas cítricas, frutas vermelhas, sementes de abóbora, óleo de oliva e,  goji berry

 

De forma geral eles mantêm o intestino funcionando, amenizando o quadro de dor, possuem efeito anti-inflamatório, combatendo a ação dos radicais livres nos quadros de endometriose.

 

SUPLEMENTAÇÃO E ENDOMETRIOSE 

 

Além da alimentação,  alguns suplementos que podem ser favoráveis para complementar o tratamento:

 

  • Magnésio:  é altamente benéfico para saúde em geral.

  • Extrato de semente de uva:  tem alto conteúdo antioxidante 

  • Chasteberry  (vitex agnus-castus): tem efeito diurético e anti-inflamatório.

  • Dong Quai: uma planta asiática excelente para os distúrbios femininos.

  • Dente de leão: é depurativo do fígado e dos rins. 

 

ATENÇÃO 

Apesar de a alimentação ser uma ferramenta útil na redução dos sintomas da endometriose, ela não exclui o acompanhamento e tratamento médico especializado. 

 

REFERÊNCIAS 

ABRÃO, M. S.; NEME, R. M.; AVERBACH, M.. Endometriose: doença de diagnóstico e tratamento específicos. Arq Gastroenterol., São Paulo, v.40, n.3, 2003. 

 

ABRÃO, M. S.; PODGAEC, S.; DIAS JUNIOR, J. A. Endometriose, a mulher moderna e o Brasil.Prática Hospitalar, Ano IX n. 50, mar/abr. 2007.