CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

NUTRIÇÃO E ESTÉTICA

A inclusão de vitaminas, minerais e alimentos com propriedades funcionais na dieta não somente auxilia na prevenção de doenças, como é interessante para a nutrição em estética.

 

Nutrição e estética

Aqui você poderá acompanhar como a  inclusão de vitaminas no cardápio alimentar tem se mostrado uma alternativa interessante nos cuidados estéticos.

 

A vitamina A é um potente antioxidante, é encontrada em produtos de origem animal e na forma de betacaroteno nos vegetais amarelos, evita a oleosidade da pele e do cabelo, além de desempenhar outras funções nutricionais. Trata-se de um nutriente cujas recomendações nutricionais pode ser atingidas facilmente, com um cardápio equilibrado, rico em hortaliças, frutas e carnes magras. Vale lembrar que a suplementação desse nutriente pode ser tóxica.

 

A vitamina C é antioxidante e atua na formação das fibras musculares, é importante para a formação do colágeno e confere fotoproteção. Estudos mostram ação anti-inflamatória e pró-cicatrizante.  É importante ressaltar que excessos de vitamina C podem elevar o risco de formação de cálculos renais em pessoas já susceptíveis.

 

O uso da vitamina E é conhecido quando se trata da prevenção do envelhecimento precoce. Entretanto, estudos mostram que esse antioxidante melhora a microcirculação no couro cabeludo, facilitando o crescimento capilar e a nutrição dos fios.

 

A vitamina B6 evita a retenção de líquido, tendo assim aplicação em casos de edema comum na tensão pré-menstrual, no linfoedema e na lipodistrofia ginoide, destacando-se pelo seu papel no metabolismo de aminoácidos, o que contribui para o excelente reparo dos tecidos.

 

O poderoso selênio, cujo equilíbrio pode ser facilmente conseguido a partir da inclusão da castanha-do-pará no cardápio, além de ser um antioxidante potente, tem se mostrado eficaz na tonicidade dos tecidos, o que faz com que o nutriente seja indispensável nas dietas antiflacidez.

 

O  magnésio atua na renovação celular, crescimento dos cabelos, vitalidade da pele e melhora o bem-estar. Deve receber atenção especial na dieta, no período pré-menstrual, porque sua carência eleva a necessidade de consumo de carboidratos simples, o que pode contribuir para o ganho de peso no período.

 

Zinco é um mineral melhora o paladar e o apetite, sendo importante receber atenção nas dietas para ganho de peso, e ainda:

• Melhora a ação do sistema enzimático antioxidante;

• Tem ação anti-inflamatória e cicatrizante;

• Favorece a síntese proteica.

 

O ferro, conhecido pela sua importância na dieta como agente na prevenção à anemia, tem também a sua aplicação em estética. Por ser o componente da hemoglobina, a manutenção dos bons estoques de ferro e a oferta satisfatória na dieta fazem com que haja uma melhor oxigenação dos tecidos. O resultado é uma melhor nutrição dos tecidos e, consequentemente, menores riscos de desenvolver a celulite, além de maior

capacidade para os músculos realizarem trabalho, o que contribui para o rendimento do exercício.

 

O enxofre tem ação anti-inflamatória, facilita o controle da acne e é fundamental para a formação da queratina.

 

O potássio facilita o equilíbrio de líquidos e tem atuação na contração muscular, o que faz com que haja a necessidade de atenção especial para as dietas de combate à flacidez e de ganho de massa muscular.

 

Como sabemos, a tireoide é a glândula que tem a função de regular a velocidade das reações orgânica e o iodo faz parte da estrutura do hormônio da tireoide . Assim, uma dieta adequada em iodo é fundamental para a manutenção do bom metabolismo, o que significa uma melhor chance de manter o peso saudável e a contribuição na prevenção da constipação intestinal, por exemplo. Especula-se ainda o papel do iodo na prevenção do acúmulo da gordura localizada.

 

Nenhum nutriente ganhou tanto destaque como o ômega 3, encontrado em peixes de águas geladas, algumas oleaginosas e na linhaça.

 Entre suas principais funções estão:

• Ação anti-inflamatória;

• Melhora da competência imune;

• Melhora da circulação;

Estudos mostrarem um melhor controle da pele acneica quando a dieta é associada à suplementação de ômega 3.

Quando o assunto é alimentação, não faltam novidades. Estamos em uma época na qual as enzimas presentes nos alimentos também são alvo de estudos. No caso da área de estética, a bromelina, presente no abacaxi, tem se mostrado importante no controle das alterações estéticas ligadas à inflamação, como é o caso da acne e da celulite.

ROSSI L, CARUSO L, GALANTE AP (Orgs.). Avaliação nutricional – Novas Perspectivas. São Paulo, Ed. Roca, 2009.