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TAPIOCA

 

    A tapioca ou beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, feita com fécula de mandioca, sendo também conhecida como goma da tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce. Um dos benefícios da tapioca é que por ser derivada da mandioca, não contém glúten, sendo usada principalmente pelos célicos (intolerantes permanente ao glúten).

*obs: quem quiser saber melhor sobre o glúten tem post sobre a aveia que falo melhor dele.    

    Outro benefício da tapioca é que ela não tem sódio e não necessita de óleo no preparo. Mas será que esses benefícios superam os pontos negativos quando se trata de atividade física ou perda de gordura ?!

     Meio ao modismo muita gente consome a tapioca por não conter glúten, mas esquecem que o índice glicêmico dela é alto (índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea).

    Pela sua liberação rápida de açúcar no sangue pode provocar hiperglicemia (elevado nível de glicose no sangue, o que estimula a liberação do hormônio insulina, visando controlar os níveis glicêmicos). Quando ingerimos alimentos de alto índice glicêmico, pode haver ainda uma hipoglicemia rebote que gera falta de energia, ou seja, tudo o que um praticante de atividade física não deseja durante o exercício.

    E agora o que fazer?! Se você ingeriu tapioca e teve esses sintomas após o treino e ainda deseja mantê-la na dieta introduza um suplemento com carboidrato durante o treino (waxy maize) ou substitua a tapioca por batata doce ou outro alimento com baixo índice glicêmico, claro que essas opções devem ser feitas de acordo com o objetivo de cada um. Existe ainda a opção de unir a tapioca a alimentos ricos em fibras e proteínas para evitar ou diminuir a hiperglicemia, a dica é rechear a massa com proteínas (frango, claras de ovos) e um pouco de fibras.

    Pode até ser que usar a tapioca no lugar de um pão branco por exemplo seja benéfica se você pensa apenas em calorias, mas atenção, antes de inserir ou excluir algum alimento da sua dieta de acordo com a "modinha Fit" verifique se ele realmente tem todos os nutrientes que precisa para alcançar seu objetivo.

Referência:

CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. ver. e ampl. São Paulo: Manole, 2005. 

DUTRA DE OLIVEIRA, J. E.; MARCHINI, J. S. Ciências nutricio- nais. São Paulo: Sarvier, 2000.