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PORQUE BATATA DOCE

Meio ao modismo fitness a batata doce virou a queridinha, mas muitos não sabem o porque, vamos entender melhor !

 A batata doce também como batata‑da‑terra, batata‑da‑ilha, jatica e jetica, são raízes/tubérculos (caule arredondado que algumas plantas desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia), tem baixo índice glicêmico (liberam açúcar em menor quantidade no sangue), é um carboidrato complexo (por sua digestão e absorção lenta), é rica em vitamina A, C e K, E, potássio e ferro, possui na sua composição o amido resistente (resiste às enzimas do intestino delgado, servindo de substrato benéfico para a flora bacteriana no intestino grosso, levando a uma maior saciedade), atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos, sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).

Benefícios:

●Ação Antioxidante e anti-inflamatória: por ser  fonte de Vitamina A e C, pode agir na prevenção de diversos tipos de câncer. E por ter alto conteúdo de vitamina C, B6, betacaroteno, e manganês, podem auxiliar na cura de inflamações internas e externas.

●Ação no Colesterol: Rica em fibras dietéticas, que têm a capacidade de se ligar a ácidos biliares e prevenir a sua reabsorção hepática, inibindo assim a síntese de colesterol. A estrutura viscosa e fibrosa das fibras controla a liberação de glicose no sangue, ajudando no controle e na manutenção do diabetes e da obesidade.

●O câncer de próstata Os constituintes polifenólicos apresentam atividade antimutagênica, antidiabética, antibacteriana, anti-inflamatória e anticancerígena.  

●Artrite: Rica em beta-criptoxantina, que ajuda na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide. Além disso, a vitamina C da batata doce ajuda a manter o colágeno e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite.

●Úlceras do estômago: é um calmante para o estômago, pois as vitaminas do complexo B, C, potássio, betacaroteno, e cálcio, ajudam na cura de úlceras no estômago. As fibras ajudam a prevenir a prisão de ventre e acidez, reduzindo a possibilidade de úlceras.

●Aparelho digestivo: Rica em fibra dietética, ajuda a promover um sistema digestivo saudável.

Tipos:

1) a batata-branca, não é muito doce e apresenta polpa bem seca;

2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada;

3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma;

4) a batata-doce-avermelhada tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.   

Dicas:

●Cozinhe a batata doce com a casca e coma  para aproveitar melhor o betacaroteno e as fibras.

●Para diminuir a IG da batata doce, depois de cozida al dente, resfrie e consuma fria ou pré-aqueça, deste modo o amido presente se tornará mais resistente à digestão.

Referências Bibliográficas:

O QUE É ÍNDICE GLICÊMICO- Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em:http://nutricao.diabetes.org.br/indice-glicemico/212-o-que-e-indice-glicemico

SILVA, S.M.C.S., MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia.  2.ed. São Paulo: Roca, 2010.