
O Ômega 3 é uma família de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa que são nutrientes essenciais para a saúde e desenvolvimento. Infelizmente, estes ácidos graxos não são sintetizados pelo corpo humano e, por isso deve ser obtido através de dieta e suplementos. Segundo o National Institute of Health (National Institutes Of Health, 1999), para uma dieta de 2000 Kcal deve ser de 2,22g de alfa-linolênico por dia, dos quais 0,65g devem ser de EPA e DHA.
Pesquisas tem mostrado um efeito protetor significativo do Ômega 3 em doenças cardiovasculares e crônicas degenerativas, que varia desde a diminuição da pressão arterial, produção hepática de triglicérides, colesterol, até a diminuição de arritmias e de respostas inflamatórias.
FUNÇÕES:
• prevenção de aterosclerose e alterações cardiovasculares,
• inibir a vasoconstrição e agregação plaquetária
• estimular a liberação de insulina, manter a integridade das células endoteliais,
• participar do desenvolvimento normal da placenta e do crescimento fetal, do desenvolvimento neural
• participação das funções de imunidade
Estudos apoiam o consumo de w3 como uma prática terapêutica de saúde associada para promoção e prevenção da saúde cardiovascular e demais doenças crônicas degenerativas.
Referências:
Andrade, P.M.M.; Carmo, M.G.T. Ácidos graxos n-3: um link entre eicosanóides, inflamação e imunidade. Mn-metab. 2006.
Lottenberg, A.M.P. Importância da gordura alimentar na prevenção e controle de distúrbios metabólicos e da doença cardiovascular. Arq Bras de End e Metab. Vol.53. Núm.5. 2009.