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IODO E BENEFÍCIOS

O iodo é um mineral necessário para a síntese de hormônios tireoidianos que regulam várias funções do organismo.

Essencial para o crescimento: O iodo é essencial para o funcionamento da glândula da tireóide, que irá sintetizar hormônios que agem no crescimento físico e neurológico. Uma ingestão suficiente de iodo no organismo ainda irá fazer com que o cabelo e as unhas tenham um crescimento saudável.

Elimina toxinas: O iodo ajuda a eliminar toxinas que estão no corpo. É especialmente eficaz contra certos produtos químicos e tóxicos, como mercúrio, chumbo e flúor.

Importante para o metabolismo: O iodo é essencial para a síntese dos hormônios tireoidianos. Esses hormônios atuam no metabolismo basal, dos lipídios, dos hidratos de carbono, das proteínas, da água e de alguns minerais. Eles também agem na manutenção da temperatura corporal.

Importante para o coração e outros órgãos: Por ser necessários para a síntese dos hormônios tireoidianos, o iodo auxilia na regulação do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Pelo mesmo motivo, o iodo também é essencial para o funcionamento do fígado, rins e ovários.

O consumo insuficiente de iodo está relacionado a doenças como hipotireoidismo, problema no qual a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo, bócio endêmico, que é o aumento anormal da glândula da tireoide, deficiência mental, aumento da mortalidade infantil e infertilidade.

 •Fontes de iodo Alimento

Quantidade de iodo - mcg

Sal iodado (6 g - uma colher de chá) 444

Camarão (100 g) 90

Algas (100 g) 60

Ostras (100 g) 38

Atum (100 g) 30

Bacalhau (100 g) 20

Aipo (100 g) 15

Agrião (100 g) 15

Salmão (100 g) 11

Alho (100 g) 9

Carne bovina (100 g) 5,3

Aveia (100 g) 4

Arroz (100 g) 3,6

Referência:

SALINAS, R.D. Alimentos e Nutrição: Introdução a Bromatologia. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CHEMIN, S.M.S.S.; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2008.