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FOLHAS VERDES

    Folhas verdes previnem doenças como diabetes, prisão de ventre e gastrite.


    Ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, clorofila etc., as folhas verdes auxiliam ainda o organismo na prevenção de doenças como anemia, osteoporose, estresse, doenças do coração e equilibram o pH do sangue.
Dentre as principais folhas verdes temos: agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, mostarda, escarola, folha de brócolis, folha de beterraba, rúcula.

    Algumas folhas são considerados fitoterápicos e ainda consideradas laxantes pela grande quantidade de fibras.

 

    Dicas para sua salada:

    É importante ressaltar que alguns nutrientes necessitam de outros para serem melhor absorvidos, como é o caso do ferro e a vitamina C, então vale por exemplo temperar a salada com limão.

    Consuma as folhas cruas, isso conserva as propriedades nutricionais. Consuma folhas verdes com regularidade, e não somente de vez em quando

 

    Aí vai a receita de uma salada simples que eu amo:

    Salada de broto de alfafa:

    Ingredientes:
    8 folhas de alface grandes

    250 gramas de brotos de alfafa

     4 talos de aipo picados

    1 pepino grande em cubos

    2 colheres de molho ao seu critério (eu uso molho zero)

    2 colheres de sopa de sementes ou castanhas


    Modo de preparo:

    Distribua as folhas de alface entre 4 pratos. Lave bem os brotos e misture com o aipo e o pepino. Coloque sobre a alface, regue com o molho e salpique com as sementes ou castanhas escolhidas. Sirva.

Saiba mais:

As folhas verdes são fontes de fibras, vitaminas e minerais: destacando-se o cálcio e o ácido fólico.

O ácido fólico é super importante para o sistema nervoso central, para  prevenção de  anemia e para formação do tubo neural do bebê. 

O cálcio ajuda na saúde e no funcionamento do sistema nervoso.

Possuem poucas calorias, auxiliam o aparelho digestivo a funcionar melhor, promovem maior liberação da bile e emulsionam as gorduras.

Vamos conhecer algumas:

 

Alface

 

 É fonte de  fibras, auxilia nа digestão е nо bom funcionamento dо intestino, rica em minerais  соmо cálcio е fósforo," e  ferro. 

 

Agrião

 

É  umа dаѕ principais fontes dе vitamina A, essencial раrа а boa visão е раrа manter а saúde dа pele. Contém vitaminas dо Complexo B (responsáveis реlо crescimento), além dе grande quantidade dе vitamina C. Contem sais minerais соmо:  Iodo, Enxofre, Fósforo е Ferro quе ѕãо importantes раrа о funcionamento dа glândula tireóide, auxiliam nа formação dе ossos е dentes, evitam а fadiga mental е еѕtãо relacionados à produção dе glóbulos vermelhos dо sangue. 

 

Chicória

 

Possui vitaminas A, C, D e do complexo B, além de ferro, fósforo e cálcio.  Possuem ação depurativa, diurética, estomáquica e laxativa. Já as raízes possuem uma substância denominada inulina (um polissacarídeo semelhante ao amido), que não é digerida por enzimas no intestino humano e é um alimento de fibra solúvel (prebiótico), o que significa que este nutriente serve de alimento para as bactérias boas presentes no intestino.

 

Couve

 

É rica еm Cálcio, Fósforo е Ferro е minerais fundamentais раrа à formação е manutenção dе ossos е dentes е à proteção dо sangue. Contém ainda vitamina A, essencial à boa visão е à saúde dа pele; е vitaminas dо Complexo B, quе а funções dе proteger а pele, evitar problemas dо aparelho digestivo е dо sistema nervoso. Contém grande quantidade еm fibras, quе ѕãо boas раrа а asma е bronquite. 

 

Acelga

 

É rico em Vitamina K (vitamina essencial para a coagulação sanguínea), como também contém vitamina A, C, minerais (sódio, magnésio, potássio e ferro), fibra alimentar e proteínas. É importante saber que  a acelga tem ácido oxálico que, quando consumido em excesso, pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.

 

Rúcula

 

A rúcula é rica em antioxidantesvaliosos, considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo. É  fonte de fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígenas. É rica em antioxidantes naturais como vitamina C, vitamina K e vitamina A. 

 

Espinafre

 

Possui alto teor de potássio e baixo de sódio, o que auxilia no controle da pressão arterial; vitamina K, cálcio e fósforo, que concorrem para a saúde dos ossos; e luteína, um pigmento da família dos carotenoides benéfico à visão. O espinafre contribui a para prevenção e o controle de diabetes por causa das fibras, que auxiliam o metabolismo do açúcar. E

Inclua sempre as folhas verdes na sua alimentação, falamos tanto dos alimentos da moda e esquecemos da comida de verdade.

Referência:

VIGGIANO, C.E. Alimentação equilibrada: princípios básicos (Oficinas de Nutrição). São Paulo: SENAC, 1995.