CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

DOENÇA CELÍACA

X

AVEIA

X

GLÚTEN

Tenho doença celíaca, posso consumir aveia ?!

 

Você já deve ter percebido que na maioria dos rótulos de aveia está escrito: CONTÉM glúten.
Mas a aveia naturalmente NÃO CONTÉM GLÚTEN.

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como o trigo, centeio e cevada. Uma pessoa com doença celiaca não deve ingerir glúten pois tem uma reação anormal à ingestão dele. O corpo libera substâncias como a citosina, que danifica e atrofia a parede do intestino, o sintoma mais comum é a diarréia crônica, causada pela inflamação no intestino delgado, que passa a apresentar falhas na absorção dos nutrientes, podem apresentar também déficit no crescimento, atraso menstrual, esterilidade, aftas recorrentes e dificuldades para tratar anemia, já que o intestino não absorve o ferro.


Para que a aveia permaneça livre de glúten, é preciso ter certeza de que não teve contato com cereais que contenham glúten em alguma fase do processamento, pois na maioria das vezes ela é cultivada e processada junto com o trigo, acontecendo uma contaminação cruzada.


Se você não é celíaco, e não tem intolerância permanente ao glúten, não se preocupe, a aveia não contém glúten naturalmente, ela é apenas contaminada.

Mas se você demonstra intolerância total, tem a alternativa de comprar AVEIA cultivada e comercializada em seu estado puro, ou seja, isenta de glúten.

A aveia é uma excelente fonte de fibra que ajuda em vários aspectos intestinais, redução de colesterol, contém silício (mineral importante para as articulações), além de exercer papel fundamental na prevenção da formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos. Pesquisas recentes ainda mostram que as betaglucanas contidas na aveia intensificam a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de infecções.

Então vale inserir aveia na sua dieta!
Dica para consumo:
Consumir três colheres de sopa de de aveia por dia.

Vale polvilhá-lo sobre a salada ou usá-la no preparo de outro alimento.

Bibliografia:

Kotze LMS. Doença Celíaca. In Condutas em Gastroenterologia. Federação Brasileira de Gastroenterologia, 1ª edição. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. Cap. 17, p. 177-97.