CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

COMO EMAGRECER CONSUMINDO MAIS CALORIAS

Ouvi essa frase por toda a vida acadêmica ... : "engordar é o resultado de consumir mais calorias do que se gasta", questionar isso era quase uma ofensa aos professores.Um estudo de Whi (1990)  mostrou 20 mil mulheres com dieta pobre em gorduras, 360 calorias a menos por dia e o resultado foi: em 8 anos elas perderam em média 1 Kg, com aumento de  circunferência abdominal (perda de massa magra).

1 Kg de = 7.000 kcal - se comer menos fosse a solução  , elas deveriam ter perdido 1 Kg de gordura  nas 3 primeiras  semanas (7000 /360 calorias).


Definitivamente passar fome não é a cura para o sobrepeso, apesar da possibilidade de ser um método temporário. É claro que essa teoria do balanço calórico cai por terra quando entendemos que essa recomendação atual de comer menos, inclusive por profissionais de saúde, sendo o menos em sua maioria carboidratos, ainda é sustentada pela idéia de que a gordura na dieta seria a causa das doenças cardíacas e vasculares.

Contudo nenhum estudo científico até agora mostrou eficácia na redução da mortalidade com a restrição de gorduras na dieta ( teoria lipídica sugere que a gordura saturada eleva o LDL, e o LDL leva à obstrução das artérias, sendo estas dietas perigosas).

Assim você pode emagrecer, fazendo como nossos ancestrais, sem açúcar, sem alimentos processados, sem laticínios (nem todos precisam restringir,  produtos fermentados como queijo, iogurte, coalhada e os ricos em gordura como  nata e a manteiga podem ser consumidos por quem não apresenta intolerância) e com mais calorias do que outra dieta que não lhe fez emagrecer sim !

Mas isso é seguro ?

Estudos mostram que sim, não apenas em termos de perda de peso, mas também na melhora nos fatores de risco para doenças cardiovasculares (MRFIT - Multiple Risk Factor Intervention Trial - há vários outros estudos no blog do Dr. Souto)

Então o que vou comer ?
O básico não complique. Não é modismo nem estratégia (existe desde o século 19).

SIM: carne, peixes, ovos, vegetais, gorduras naturais ... comida de verdade.

"O ser humano tornou-se cada vez mais hábil em separar desejo e necessidade, a tal ponto que a satisfação desenfreada do desejo tornou-se desastrosa para o indivíduo e para a espécie. As pessoas sempre desejaram alimentos doces porque gostavam dos mesmos. E, enquanto os únicos alimentos doces a que tinham acesso eram frutas, ao satisfazer seu desejo pelo sabor doce, as pessoas automaticamente satisfaziam a sua necessidade de vitamina C e outros tantos nutrientes. Porém, uma vez que o ser humano passou a fabricar a própria comida, especialmente após o desenvolvimento da tecnologia para o refino do açúcar e a manufatura dos alimentos, adquiriu a capacidade de separar a doçura e o conteúdo nutricional. O que as pessoas desejam desvinculou-se do que elas precisam." (John Yudkin  em "Pure, white and deadly" (puro, branco e mortal)

Se você tem dificuldade em largar certos alimentos a boa notícia é: após um período inicial você pode redescobrir o sabor de comida de verdade, manter uma dieta saudável com  prazer, vinculando desejos e necessidades.

Mas atenção é preciso individualizar, adequar suas quantidades com um profissional, por exemplo se você é magro, o consumo de carboidratos naturais pode ser ilimitado. Se você está acima do peso, é preciso restringir.

Quer ajuda ? Vem comigo !!!

https://www.marissolrios.com.br/informativo