CONTATO

Endereço

Rua Pedro Nolasco da Cunha nº 363. Bairro: Jardim Avelino. São Paulo-SP

CONTATE-NOS

(11) 948992598

© MarissolRios.com.br |Health Coach | Desenvolvido por Nelson Bisquolo Jr.

COENZIMA Q10

A coenzima Q10 é  uma molécula lipossolúvel (solúvel em gordura) captadora de radicais livres e que tem propriedades antioxidantes. É  produzida pelo organismo humano,  mas alguns fatores como envelhecimento, maus hábitos alimentares, estresse e infecções reduzem a capacidade de fornecer quantidades adequadas de Coenzima Q10. Pode ser  obtida por meio dos alimentos (carnes, aves e peixes) mas as quantidades necessárias não são suficientes para suprir as necessidades do organismo, uma vez que apenas 10% dela é absorvida.

 

Por esses motivos vemos a importância  da suplementação  da Coenzima Q10, já que a falta de dela pode causar danos no cérebro, em outros órgãos e em mitocôndrias do corpo todo. Não há não há valor de referência dietético ou recomendação diária estabelecida  por não ser classificada como vitamina ou mineral.

 

Propriedades:

 

  • Atua inibindo a peroxidação lipídica e estimulando o sistema imunológico da epiderme, deixando a pele com aparência mais jovem e saudável.

  • Auxilia o metabolismo celular, regulando o crescimento e diferenciação celular.

  • Pode contribuir na melhora da performance esportiva, devido à produção de energia e vasodilatação, já que melhora o transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo, inclusive para o músculo;

  • Tem ação antioxidante e anti-inflamatória

  • Auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, além de proteger o coração durante cirurgias cardíacas;

  • Reduz o dano muscular em atletas submetidos a esforço físico exaustivo.

  • Reduz a concentração plasmática de creatina quinase, enzima indicadora de estresse muscular.

 

 

Dentre os sintomas envolvidos com a deficiência de coenzima Q10, pode-se citar retardo mental, escoliose, fraqueza muscular, convulsões, dentre outros problemas mais graves.

 

 

Referencias:

 

 SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.

 

BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 3ª Ed. 2006.

 

SOHAL RS, Forster MJ.Coenzyme Q, oxidative stress and aging. Mitochondrion. 2007 Jun;7 Suppl:S103-11. Epub