
COENZIMA Q10
A coenzima Q10 é uma molécula lipossolúvel (solúvel em gordura) captadora de radicais livres e que tem propriedades antioxidantes. É produzida pelo organismo humano, mas alguns fatores como envelhecimento, maus hábitos alimentares, estresse e infecções reduzem a capacidade de fornecer quantidades adequadas de Coenzima Q10. Pode ser obtida por meio dos alimentos (carnes, aves e peixes) mas as quantidades necessárias não são suficientes para suprir as necessidades do organismo, uma vez que apenas 10% dela é absorvida.
Por esses motivos vemos a importância da suplementação da Coenzima Q10, já que a falta de dela pode causar danos no cérebro, em outros órgãos e em mitocôndrias do corpo todo. Não há não há valor de referência dietético ou recomendação diária estabelecida por não ser classificada como vitamina ou mineral.
Propriedades:
-
Atua inibindo a peroxidação lipídica e estimulando o sistema imunológico da epiderme, deixando a pele com aparência mais jovem e saudável.
-
Auxilia o metabolismo celular, regulando o crescimento e diferenciação celular.
-
Pode contribuir na melhora da performance esportiva, devido à produção de energia e vasodilatação, já que melhora o transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo, inclusive para o músculo;
-
Tem ação antioxidante e anti-inflamatória
-
Auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, além de proteger o coração durante cirurgias cardíacas;
-
Reduz o dano muscular em atletas submetidos a esforço físico exaustivo.
-
Reduz a concentração plasmática de creatina quinase, enzima indicadora de estresse muscular.
Dentre os sintomas envolvidos com a deficiência de coenzima Q10, pode-se citar retardo mental, escoliose, fraqueza muscular, convulsões, dentre outros problemas mais graves.
Referencias:
SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.
BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 3ª Ed. 2006.
SOHAL RS, Forster MJ.Coenzyme Q, oxidative stress and aging. Mitochondrion. 2007 Jun;7 Suppl:S103-11. Epub