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BENEFÍCIOS DA CENOURA

A cenoura contém grande quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, e betacaroteno.

Pode ser considerada um alimento funcional, pois proporciona benefícios para a pele, cabelos, ossos e sistema imunológico, além de prevenir doenças como úlceras, reumatismo e arteriosclerose. Também contém sais minerais como cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo.

Benefícios:

•Previne doenças dos olhos: revitaliza e fortalece a retina. A falta de vitamina A, pode provocar cegueira noturna

•Ajuda na saúde da pele e dos cabelos. Evita eczema, ressecamento da pele, erupções, acne e má formação das unhas;

•Protege contra infecções dos pulmões, brônquios, seios faciais, canais auditivos, glândulas salivares, etc.;

•Favorece o crescimento e desenvolvimento dos ossos;

•Fortalece o sistema imunológico. Previne a supressão da produção de anticorpos induzidos por imunização, as deficiências do sistema imunológico e celular.

•Aumenta a secreção do leite materno é tem ação sobre o crescimento.

•Previne e combate a anemia.

•Previne úlceras gastroduodenais, hemorragias gastrointestinais e regula a função intestinal,

•É excelente para artrite, reumatismo, gota, icterícia, escorbuto, tumores em geral e debilidade geral.

•O caldo concentrado do cozimento de cenouras, ligeiramente adoçado com mel, limpa as vias respiratórias e alivia ataques de asma.

 

Referência:

SALINAS, R. D. Alimentos e Nutrição. Introdução à Bromatologia. 3aedição. Porto Alegre: Artmed, 2002