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CARBOIDRATO COMO

RECURSO ERGOGÊNICO

Ergogênicos podem estar na classe de técnicas mecânicas, de treino, farmacológicas, nutricionais ou psicológicas, sendo utilizados para auxiliar na performance e adaptação ao treino.

 

Dietas para praticantes de atividade física requerem aporte energético muitas vezes alto, sendo a principal fonte na maioria dos casos os carboidratos (CHOs). Nesse caso, de necessidade energética alta,  muitas vezes é preciso recorrer a  utilização de suplementação de CHOs.

Essa suplementação pode ser realizada de diferentes formas: líquidas como bebidas esportivas (sport drinks), semissólido como géis e sólidos como barras de cereais ou  balas energéticas (jelly beans). Esses diferentes tipos levam  praticidade de utilização, disponibilização de energia rápida e fácil esvaziamento gástrico.

 

Estudos mostram que a ingestão de CHO antes do exercício é  eficiente pois há melhora na performance e desempenho físico, evitando a perda de massa magra e garantindo a manutenção da composição corporal adequada, evitando possíveis deficiências nutricionais que possam interferir no desempenho e sem hipoglicemia de rebote se usado de forma correta.

Referências:

Willians MH. Nutrição esportiva. In: Shils ME, Shike M, Ross AC, Caballero B, Cousins RJ. Nutrição moderna na saúde e na doença. 10a ed. Barueri, SP: Manole; 2009