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BCAA E SÍNTESE PROTÉICA

Os aminoácidos de cadeia ramificada – leucina, isoleucina e valina –popularmente conhecidos como BCAA, do inglês branched-chain amino acids, são classificados como aminoácidos essenciais. Sua suplementação possui um papel fundamental pois participam da síntese proteica.

Estudos mostram que a suplementação de BCAA acelera a recuperação muscular e regula a resposta imune em atividades mais intensas ou de longa duração e ainda promove maior adaptação de treinamento em idosos e homens destreinados

 

A ingestão de BCAA antes e durante o exercício pode beneficiar o desempenho competitivo em provas longas, têm efeitos anabólicos sobre o metabolismo protéico por meio do aumento da síntese protéica e diminuição da taxa de degradação protéica. Durante a recuperação a partir do exercício, os BCAAs também apresentam efeitos anabólicos sobre o músculo esquelético. (DE ANGELIS; TIRAPEGUI, 2007).

 

A ISSN (Internacional Society of Sports Nutrition) deixa claro que os BCAAs podem estimular a síntese muscular; colaboram com a ressíntese de glicogênio; adiando o aparecimento da fadiga e, preservam as funções cognitivas em exercícios aeróbicos; e que a ingestão de 3 a 6 g de BCAA, antes e após o exercício, estimula a síntese proteica (Wolfe et al, 2003).

 

Bibliografia:

Wolfe RR: Regulation of muscle protein by amino acids. – J Nutr 2002.

 

ANGELIS, R. C.; TIRAPEGUI, J. Fisiologia da nutrição humana. Aspectos básicos, aplicados e funcionais. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2007.