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Quatro adaptações adicionais ao treinamento aeróbico

Modificações na composição corporal: a atividade aeróbica regular para a pessoa obesa ou com sobrepeso reduz a massa corporal e a gordura corporal e induz uma distribuição mais favorável da gordura corporal. O exercício isoladamente ou combinado com restrição calórica reduz a gordura corporal mais que o peso perdido com a dieta por promover a conservação do tecido magro.

Transferência de calor corporal: os indivíduos treinados e bem hidratados exercitam-se com maior conforto nos ambientes quentes em virtude de um volume plasmático maior e de mecanismos termorreguladores mais responsivos; em outras palavras, eles dissipam o calor com maior rapidez e economia que os indivíduos sedentários.

Alterações no desempenho: um desempenho de endurance aprimorado acompanha as adaptações fisiológicas observadas com o treinamento, o desempenho na “pedalagem” antes e após 10 semanas de treinamento realizado por 40 a 60 min, 4 dias por semana durante 10 semanas com 85% do O2máx. No teste de desempenho, os indivíduos tentavam manter uma produção de potência constante de 265 watts por 8 min. O treinamento produzia uma queda muito menor, em relação à taxa inicial, na produção de potência durante o teste físico prescrito de 8 min.

Benefícios psicológicos: atividades físicas regulares, independentemente da idade, proporcionam importantes benefícios potenciais no estado psicológico. As adaptações ocorrem com frequência em um grau igual àquele conseguido com outras intervenções terapêuticas, incluindo a terapia farmacológica.

Fonte: McArdle WD, Katch FI, Katch VL. Fisiologia do Exercício: Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 8ed. Guanabara Koogan. 2016.